sexta-feira, 11 de maio de 2012

O cientista e o estudante

Um senhor de 70 anos viajava de trem, tendo ao seu lado um jovem universitário que lia o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia, e estava aberta no livro de Marcos.

Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou: - O senhor ainda acredita nesse livro cheio de fábulas e crendices?

- Sim, mas não é um livro de crendices. É a Palavra de Deus. Estou errado?

- Mas é claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a História Universal. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda creem que Deus tenha criado o mundo em seis dias.O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso.

- É mesmo? É o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia?

- Bem, respondeu o universitário, como vou descer na próxima estação, falta-me tempo agora, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio com a máxima urgência.

O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu o seu cartão ao universitário.

Quando o jovem leu o que estava escrito, saiu cabisbaixo, sentindo-se pior que uma ameba.

No cartão estava escrito: Professor Doutor Louis Pasteur – Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade Nacional da França.

“Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima” (Pasteur).


(Revista Pergunte e Responderemos n. 546, dezembro de 2007, pp. 537-538).

Do Livro de Tobias

Fazendo um estudo sobre o Livro de Tobias, me deparei, no Capítulo 4, com a preocupação de um pai, Tobit, que vê sua morte se aproximando e quer passar como herança para seu filho, Tobias, o que de melhor colheu em sua vida: a sabedoria que vem de Deus.

São tantas frases repletas de sabedoria contidas nesse ensinamento de pai para filho, que nem sei escolher qual a que mais me chamou a atenção. Abaixo, listo algumas delas, para que você possa também meditar e, quem sabe, levá-las como ensinamento em sua caminhada cristã:


  • Honra tua mãe e não a abandones em nenhum dia de tua vida; faze o que lhe agrada e não lhe sejas causa de tristeza alguma. (Tb 4,3)

  • Pratica a justiça todos os dias da tua vida e não andes pelos caminhos da injustiça. Pois, se agires conforme a verdade, terás êxito em todas as tuas ações, como todos os que praticam a justiça. (Tb 4,5-6)

  • Regula tua esmola segundo a abundância de teus bens: se tens muito, dá mais; se tens pouco, dá menos, mas não tenhas receio de dar esmola, porque assim acumulas um bom tesouro para o dia da necessidade. (Tb 4,8-9)

  • O orgulho acarreta a ruína e muita inquietação; a ociosidade traz a pobreza e a penúria, porque a mãe da indigência é a ociosidade. (Tb 4,14)

  • Se serves a Deus, serás recompensado. Sê vigilante em todas as tuas ações, meu filho, e mostra-te educado em todo o teu comportamento (Tb 4,14)

  • Não faças a ninguém o que não queres que te façam (Tb 4,15)

  • Bendize ao Senhor em toda circunstância, pede-lhe que dirija teus caminhos e que cheguem a bom termo todas as tuas veredas e teus projetos. (Tb 4,19)

  • Tens uma grande riqueza se temes a Deus, se evitas toda espécie de pecado e se fazes o que agrada ao Senhor teu Deus. (Tb 4,21)

·