quinta-feira, 14 de junho de 2012

O peso da Eucaristia


Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, aproximou do proprietário, conhecido pelo seu jeito grosseiro, e lhe pediu a fiado alguns mantimentos. Ela explicou que o marido estava doente, que não podia trabalhar e que tinha sete filhos para alimentar. O dono do armazém pediu que se retirasse do estabelecimento. Pensando na necessidade da família, ela implorou:

_ Por favor, senhor, eu lhe darei o dinheiro assim que poder.

O comerciante respondeu que ela não tinha crédito nem conta em sua loja. Mas, diante da insistência da mulher, o comerciante perguntou o que ela poderia lhe dar em troca.

_ Em troca dos alimentos eu lhe ofereço uma santa missa – disse-lhe a senhora.

O comerciante incrédulo falou meio relutante para a pobre mulher:

_ Escreva num papel a intenção da sua missa e coloque no prato da balança e o peço dela eu lhe darei em mantimentos.

A pobre mulher hesitou uns instantes e, com a cabeça curvada, retirou da bolsa um pedaço de papel, escreveu uma coisa e o depositou suavemente na balança. Com o peso do papel o prato da balança desceu e permaneceu embaixo. Completamente pasmado, o comerciante começou a colocar os mantimentos no outro prato. Como a escala da balança não equilibrava, ele continuou colocando mais e mais mantimentos, até não caber mais nada. O comerciante ficou ali por alguns instantes, olhando para a balança, tentando entender o que havia acontecido... Finalmente, ele pegou o pedaço do papel da balança e ficou espantado, pois estava escrito o seguinte: “Jesus Eucarístico, o Senhor conhece as minhas necessidades, e eu estou deixando isto em suas mãos”. 

O homem, no mais completo silêncio deu as mercadorias à pobre mulher, que agradeceu e deixou o armazém. Ele, com o coração apertado, pensou consigo: “Valeu cada centavo”.


Jesus se apresenta como o pão que desceu do céu para dar a vida ao mundo. Deus Pai sabe que temos fome de vida em abundância. Como bom pai, nos alimenta, nos dá aquilo que nos devolve as forças e a capacidade de caminhar, de agir, de estar de pé. O alimento não só repõe nossas energias, ele sacia, satisfaz. Ele nos dá o pão do céu para estarmos felizes, de bem com a vida, de bem com tudo e com todos.

O Pai ama e cuida de nós alimentando-nos. Não é um alimento qualquer, mas um alimento que é fonte de energia, de bem-estar, que garante a vida eterna. Jesus, escondido sob o pão eucarístico, quer ser nosso alimento cotidiano, isto é, quer nos dar força, energia, Ânimo para caminhar, para agir, para viver. Tomando o pão eucarístico, Jesus entra em comunhão conosco para nos transformar naquele que recebemos.

Revista “Rainha dos Apóstolos”

Para que se agitar?


“Só tu, Senhor, me fazes descansar com segurança” (Sl 4,9)

Todos nós passamos por tribulações, porém há pessoas que, nos momento difíceis, agitam-se, buscando refúgio em alguém ou algo que as cercam. Se nos encontrarmos assim, oremos com mais confiança, mesmo com o interior abalado.

Basta recorrermos e invocarmos o nome do Senhor, certos de que Ele virá em nosso auxílio. “O Senhor me escuta quando lhe dirijo o meu apelo.”

Diante de Deus ninguém é melhor ou pior, maior ou menor; todos podem viver e experimentar a sua bondade de uma forma plena. Rezemos para que o nosso coração se torne confiante em todos os momentos da nossa vida.

Jesus, eu confio em vós!


Do Livro “Comece bem o seu dia”, Luzia Santiago