sábado, 21 de janeiro de 2012

Preparando-se para o Ano da Fé


É na alegria de pertencermos à família de Deus, em professar a fé e vivê-la de forma pública que o papa Bento XVI quer resgatar, de forma especial, esse ano que se inicia, ao proclamar o Ano da Fé. O início do Ano da Fé coincide com a grata recordação de dois grandes eventos que marcaram a face da Igreja nos nossos dias: o quinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, desejado pelo beato João XXIII (11 de outubro de 1962), e o vigésimo aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica, oferecido à Igreja pelo beato João Paulo II (11 de outubro de 1992). ANO DA FÉ: de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013.
E para bem nos prepararmos para esse ANO DA FÉ, a partir de agora estaremos disponibilizando alguns tópicos do Catecismo da Igreja Católica, já que “guardar o depósito da fé é a missão que o Senhor confiou à sua Igreja e que ela cumpre em todos os tempos” (João Paulo II). Alegremo-nos nesse tempo e busquemos os ensinamentos que a Igreja Católica apresenta para todos os cristãos.

“EU CREIO” – “NÓS CREMOS”

Quando professamos nossa fé, começamos dizendo: "Eu creio" ou "Nós cremos". Por isso, antes de expor a fé da Igreja tal como é confessada no Credo, celebrada na Liturgia, vivida na prática dos Mandamentos e na oração, perguntamo-nos o que significa "crer". A fé é a resposta do homem a Deus que se revela e a ele se doa, trazendo ao mesmo tempo uma luz superabundante ao homem em busca do sentido último de sua vida. Por isso vamos considerar primeiro esta busca do homem, em seguida a Revelação divina, pela qual Deus se apresenta ao homem, e finalmente a resposta da fé.

- O DESEJO DE DEUS
O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar:
O aspecto mais sublime da dignidade humana está nesta vocação do homem à comunhão com Deus. Este convite que Deus dirige ao homem, de dialogar com ele, começa com a existência humana. Pois se o homem existe, é porque Deus o criou por amor e, por amor, não cessa de dar-lhe o ser, e o homem só vive plenamente, segundo a verdade, se reconhecer livremente este amor e se entregar ao seu Criador.

Em sua história, e até os dias de hoje, os homens têm expressado de múltiplas maneiras sua busca de Deus por meio de suas crenças e de seus comportamentos religiosos (orações, sacrifícios, cultos, meditações etc.). Apesar das ambiguidades que podem comportar, estas formas de expressão são tão universais que o homem pode ser chamado de um ser religioso:
De um só (homem), Deus fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, fixando os tempos anteriormente determinados e os limites de seu hábitat. Tudo isto para que procurassem a divindade e, mesmo se às apalpadelas, se esforçassem por encontrá-la, embora Ele não esteja longe de cada um de nós. Pois nele vivemos, nos movemos e existimos (At 17,23-28).

Mas esta "união íntima e vital com Deus" pode ser esquecida, ignorada e até rejeitada explicitamente pelo homem. Tais atitudes podem ter origens muito diversas: a revolta contra o mal no mundo, a ignorância ou a indiferença religiosas, as preocupações com as coisas do mundo e com as riquezas, o mau exemplo dos crentes, as correntes de pensamento hostis à religião, e finalmente essa atitude do homem pecador que, por medo, se esconde diante de Deus e foge diante de seu chamado.

"Alegre-se o coração dos que buscam o Senhor!" (Sl 105,3). Se o homem pode esquecer ou rejeitar a Deus, este, de sua parte, não cessa de chamar todo homem a procurá-lo, para que viva e encontre a felicidade. Mas esta busca exige do homem todo o esforço de sua inteligência, a retidão de sua vontade, "um coração reto", e também o testemunho dos outros, que o ensinam a procurar a Deus.
Vós sois grande, Senhor, e altamente digno de louvor: grande é o vosso poder, e a vossa sabedoria não tem medida. E o homem, pequena parcela de vossa criação, pretende louvar-vos, precisamente o homem que, revestido de sua condição mortal, traz em si o testemunho de seu pecado e de que resistis aos soberbos. A despeito de tudo, o homem, pequena parcela de vossa criação, quer louvar-vos. Vós mesmo o incitais a isto, fazendo com que ele encontre suas delícias no vosso louvor, porque nos fizestes para vós e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em vós.

Fonte: § 26 ao 30, Catecismo da Igreja Católica

Hoje eu vou tocar no Senhor!


HOJE EU VOU TOCAR NO SENHOR
(Celina Borges)

Vou te buscar com todo o meu coração
  e além do véu te encontrar.
Face a face te ver, te tocar, te sentir
  e dizer tudo aquilo, que eu tenho me mim.

Vou te buscar com todo o meu coração
  e além do véu te encontrar.
Face a face te ver, te tocar, te sentir
  e dizer tudo aquilo, que eu tenho me mim.

Hoje eu vou tocar no Senhor com minha fé, 
vou rasgar o céu com a minha oração,
e te ver face a face.
Hoje eu vou tocar no Senhor com minha fé, 
vou rasgar o céu com a minha oração,
e te ver face a face Senhor.

Eu sei que tudo é possivel àquele que crê.
Eu sei, nada resiste ao poder da oração.
Hoje eu vou tocar no Senhor com minha fé, 
vou rasgar o céu!
E te ver face a face, te ver face a face, Senhor!

Oração e Fé...


“Tudo o que, na oração,
pedirdes com fé,
vós o recebereis”

(Mt 21,22)

*****************

Esta Palavra é uma grande promessa para sua vida!

Mas por que será que essa Palavra não é eficaz em sua vida?

Medite...

Nessa frase há 43 letras, sendo que o essencial é formado somente por 2 letras, que, se forem apagadas, farão a frase perder o sentido.

Descobriu qual é a palavra? Isso mesmo: é a FÉ!

Se tiver fé, terá tudo, principalmente a salvação, porque a fé move montanhas.

Acredite!

Do Livro “Deus Fala com Você”, de Marina Adamo