segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Leitura Bíblica: De pai para filho


(Provérbios 3,27-34; Salmo 14; Lucas 8,16-18)

As leituras de hoje são admoestações e exortações em vista de uma vida  nobre e digna. O  texto dos Provérbios se assemelha a   palavras de um pai para um filho. De fato, um pai, no canto da sala poderia servir-se das leituras de hoje para deixar, de  alguma forma, um testamento para o filho.


Meu filho,
Não recuses um favor a quem dele necessita, se podes fazê-lo.  Se podes dar logo, não diga à pessoa que volte no dia seguinte.

Habitará no monte santo do Senhor aquele que em nada prejudica o irmão, nem cobre de insultos seu vizinho, que não fica dando valor a corruptos e falsos.

Morará na casa do Senhor aquele que não se deixa subornar contra o inocente, o que empresta dinheiro sem explorar… com compreensão e largueza diante da dívida, sobretudo, da dívida do pobre.  Se possível rasgue a conta do pobre.

Respeita sempre o inocente.  Eu te peço, na verdade, que não instaures  um processo contra uma pessoa inocente.  Triste ver  os grandes da terra extorquindo  o último centavo dos mais  fracos quando eles, os grandes, vivem uma vida nababesca.   Não  empresta o teu dinheiro com usura. Não  te deixes subornar  contra o inocente.

Que nunca venhas a nutris inveja  pelo homem violento e não escolhas nenhum de seus caminhos.  Espero que o Senhor possa olhar com carinho e apreço para ti até o final de teus dias.  Não te associarás ao cortejo dos perversos.  Deus zomba dos zombadores.

Ficaria muito feliz se pudesses ter a lâmpada de tua vida bem acesa!  Espero que, por tua vida, possas iluminar a vida dos que vieres a encontrar pelos caminhos…

Tudo o que se faz no oculto aparece às claras.

Que tu sejas generoso. Nada de mesquinharias no seguimento do Evangelho. Curiosamente  o evangelho nos diz que os que têm mais terão, os generosos mais frutos conseguirão. “A quem tem alguma coisa será dado ainda mais e àquele que não tem será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.


Meu filho,

Que possas ser um homem de verdade e um discípulo ardoroso de Cristo.


Frei Almir Ribeiro Guimarães