segunda-feira, 10 de junho de 2013

#FicaAdica 87




Desistir das pessoas? Jamais! Entretanto, compreenda que somente o amor de Deus, presente em nós, é capaz de nos fazer continuar acreditando, amando e perdoando as pessoas que, como todos, são repletas de limitações e, por esta razão, cometem muitos erros.

Deus é a fonte de todo amor que permanece para sempre. Ele é este amor. Por isso, é na oração que encontramos a força para jamais desistir.

Se lhe faltarem forças, você já sabe o que fazer: reze!

Ricardo Sá, Comunidade Canção Nova

Leitura Bíblica: Mateus 5,1-12



Bem-aventuranças, o sermão da felicidade dos que querem ser discípulos de Jesus, cidadãos do Reino! Sermão da Montanha nova, não mais do Sinai, da lei antiga.

Bem-aventurados aqueles e aquelas que conseguem se desvencilhar do desejo de posse, da vontade de ter e de dominar. Bem-aventurados os que se abismam vendo o abaixamento de Jesus, que nasce na simplicidade, vive no meio de coisas simples,  aproxima-se dos pequenos,  morre sem quem o defenda. Francisco de Assis foi dos mais felizes vivendo sem nada de próprio e restituindo a Deus e aos homens aquilo que ele recebeu. Felizes as comunidades cristãs  feitas de homens e mulheres isentos do desejo de subir por meio de louca competição.

Bem-aventurados os que sofrem por  causa da justiça, da verdade e do evangelho. Eles se assemelham a Jesus, que foi perseguido injustamente. Felizes esses que dizem a verdade por sua vida e por palavras e não são reconhecidos.

Felizes essas mulheres que perdem um filho numa chacina, que perdem o marido numa briga de torcidas de futebol, esses  homens que são informados que suas esposas “encontraram  um novo amor”. Eles e elas choram, mas serão consolados.

Bem-aventurados e felizes os que agirem com compreensão diante das faltas e pecados dos outros, daqueles que são capazes de separar o pecado do pecador, condenando o erro mas olhando com compreensão para o fraco que cai repetidamente em pecados. Os misericordiosos têm traços do pai do filho pródigo em seu rosto. Estes alcançarão misericórdia.

Felizes os que têm coração puro e corpo transparente. Felizes esses que são simples, sem dobras. Eles verão a Deus. Vivem na harmonia interior. Contemplam a face do  Deus puro.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça. Os sedentos de Deus encontrarão a Deus. Os que se alimentam sem fome  não conseguem revigorar-se. Felizes são todos esses  que, mesmo com dificuldade,  buscam a Deus no silêncio, no rosto dos mais miseráveis,  nas noites de vigília. Esses que têm fome e sede de Deus serão saciados.

Para terminar,  transcrevemos um texto das Admoestações de São  Francisco de Assis: “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. O servo de Deus  não pode saber quanta paciência e humildade tem em si, enquanto está satisfeito consigo mesmo. Mas, quando chegar o tempo em que os que deveriam satisfazê-lo, lhe fazem o contrário, quanta paciência e humildade tiver nesse momento, tanta tem e não mais”  (Adm 15).



 
Frei Almir Ribeiro Guimarães