domingo, 15 de julho de 2012

#FicaAdica 12

Só ganha na vida quem sabe perder! É preciso que tenhamos sabedoria e força interior para perder pontos de vista, iniciativas, a própria vez e a chance que pensávamos ter conseguido.

Mais força ainda precisamos ter para perder algo para alguém, quando este é uma pessoa querida, ou se a perda for causada por traição ou por algum tipo de injustiça.

Porém, a verdade é que existe o tempo da perda e só fica de pé quem tem um horizonte mais amplo, uma meta definida e clara nessas ocasiões. Assim, aprendemos a considerar tais privações como pesos que vamos largando ao longo do caminho, de modo que nos tornamos mais leves, para que possamos voar cada vez mais alto.

Eu sei que dói muito quando o que se perde são pessoas, mas entenda que o que não nos pertence, na realidade, nunca foi nosso!


Ricardo Sá

            #Fica A dica

A Palavra de Deus nos sustenta



“Está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele prestaras culto” (Lc 4,8)

Precisamos nos alimentar da Palavra de Deus, assim teremos força para combater as tentações que nos rodeiam ao longo do nosso dia. O próprio Jesus, quando tentado pelo demônio, combateu-o com a Palavra.

Somente cheios do Espírito Santo e alimentados pela Palavra de Deus, seremos capazes de discernir o que é verdadeiro do que não é, porque são muitas as vozes que clamam dentro e fora de nós.

Hoje, façamos a experiência de rezar em todas as situações, ao longo do dia, um versículo bíblico. Certamente assim teremos forças para superar as dificuldades e não cair em poder da tentação.

“Senhor, eu te pertenço: salva-me” (Sl 119,94)

                                                        
                                                   Jesus, eu confio em vós!



Do Livro “Comece Bem o Seu Dia”, de Luzia Santiago

#FicaAdica 11

A cada despertar da manhã, precisamos tomar uma firme decisão, para que desde cedo não sejamos arrastados pelo mau humor, pelo desânimo, pela tristeza, pelo sentimento de fracasso e de derrota e por tantos outros pensamentos e sentimentos negativos que nos visitam ainda na cama.

Não sei se você tem intimidade com o seu anjo da guarda, mas vale a pena pedir a ele que inspire desde cedo os seus pensamentos, as suas ações e decisões. Em tudo o que fizer, que ele seja o seu companheiro.

Luzia Santiago
            
           #Fica a dica

(CIC) A comunhão dos bens espirituais

Na comunidade primitiva de Jerusalém, os discípulos "mostravam-se assíduos ao ensinamento dos Apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações" (At 2,42).

- A comunhão na fé. A fé dos fiéis é a fé da Igreja, recebida dos Apóstolos, tesouro de Vida que se enriquece ao ser compartilhado.

- A comunhão dos sacramentos. "O fruto de todos os sacramentos pertence a todos os fiéis. Com efeito, os sacramentos, e sobretudo o Batismo, que é a porta pela qual se entra na Igreja, são igualmente vínculos sagrados que os unem a todos e os incorporam a Jesus Cristo. A comunhão dos santos é a comunhão operada pelos sacramentos... O nome comunhão pode ser aplicado a cada sacramento, pois todos eles nos unem a Deus... Contudo, mais do que a qualquer outro, este nome convém à Eucaristia, porque é principalmente ela que consuma esta comunhão."

- A comunhão dos carismas. Na comunhão da Igreja, o Espírito Santo "distribui também entre os fiéis de todas as ordens as graças especiais" para a edificação da Igreja. Ora, "cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos" (1Cor 12,7).

- "Punham tudo em comum" (At 4,32). "Tudo o que o verdadeiro cristão possui, deve considerá-lo como um bem que lhe é comum com todos, e sempre deve estar pronto e disposto a ir ao encontro do indigente e da miséria do próximo. O cristão é um administrador dos bens do Senhor.

- A comunhão da caridade. Na "comunhão dos santos" "ninguém de nós vive e ninguém morre para si mesmo" (Rm 14,7). "Se um membro sofre, todos os membros compartilham seu sofrimento; se um membro é honrado, todos os membros compartilham sua alegria. Ora, vós sois o Corpo de Cristo e sois seus membros, cada um por sua parte" (1Cor 6-27). "A caridade não procura seu próprio interesse" (1 Cor 13,5) O menor dos nossos atos praticado na caridade irradia em benefício de todos, nesta solidariedade com todos os homens, vivos ou mortos, que se funda na comunhão dos santos. Todo pecado prejudica esta comunhão.


Catecismo da Igreja Católica, §§ 949-956