quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Amor a vida ou à mentira?

No dia 1º de julho, o corpo do menino Brayan Capcha, de 5 anos, foi levado para a Bolívia, onde havia nascido. Ele tinha sido assassinado com um tiro na cabeça alguns dias antes, em São Paulo, depois de entregar ao criminoso os últimos centavos que carregava consigo. Entre lágrimas, pediu-lhe que não matasse a mãe e o deixasse viver. Mas o assaltante não tolerou o seu choro e lhe desferiu um tiro na cabeça.

No mesmo dia, o Parlamento da Bélgica começou a debater a aplicação da eutanásia para os menores de idade. Para os adultos, ela está em vigor desde o ano de 2002, e lhes permite pôr fim à vida com uma injeção letal em casos de doenças terminais. A partir de então, 1.432 pessoas recorreram à medida. A nova proposta de lei autoriza os médicos a atender ao pedido de crianças e adolescentes que solicitam a eutanásia «por se encontrarem em situações médicas sem saída, em estado de sofrimento físico, psíquico constante e insuportável».

Em julho também vieram à tona as declarações do Ministro da Economia do Japão, Taro Asso, sugerindo que, por motivos econômicos e para o bem da nação, «os idosos se apressem a morrer. Se eu estivesse na situação dessas pessoas de idade avançada que recebem acompanhamento médico, sentir-me-ia mal, sabendo que o tratamento é pago pelo Estado».

Estes e mil outros fatos do mesmo teor que sucedem diariamente no mundo refletem a mentalidade pagã que tomou conta de amplos setores da sociedade atual, a começar de algumas lideranças políticas. Concretiza-se, assim, a “profecia” feita pelo escritor russo Fiodor Dostoievski, há 150 anos: «Tirem Deus da sociedade e salve-se quem puder!». Com ele concorda o Papa Francisco, num pronunciamento que fez no Rio de Janeiro, no dia 27 de julho: «Em muitos ambientes, ganhou espaço a cultura da exclusão e do descartável. Não há mais lugar para o idoso e para o filho indesejado. Não há mais tempo para se deter com o pobre caído à margem da estrada. As relações humanas parecem regidas por apenas dois dogmas: a eficiência e o pragmatismo».

Escrevi acima que, em alguns países, essa mentalidade pagã está sendo propugnada por autoridades políticas. Mas, para ser exato, preciso incluir na lista também os meios de comunicação social. Um exemplo concreto foi dado pela Rede Globo no dia 23 de agosto, através da novela “Amor à vida”. Em dado momento, um ator no papel de médico, afirmou que «o aborto ilegal está entre as maiores causas de mortes de mulheres no Brasil, um caso de saúde pública».

Graças a Deus, de uns anos para cá, muitos leigos cristãos passaram a ocupar o seu lugar, não apenas na Igreja, mediante serviços litúrgicos e catequéticos, mas também na sociedade. Foi o que se viu na “nota” que dirigentes do “Movimento Nacional da Cidadania pela Vida (Brasil sem Aborto)” difundiram no dia 23 de agosto, contestando a Globo e pondo os pontos nos is: «Os dados oficiais, disponíveis no Datasus, atestam que, no Brasil, em 2011 (último ano a ter os dados totalmente disponíveis), faleceram 504.415 mulheres. O número máximo de mortes maternas por aborto provocado, incluindo os casos não especificados, corresponde a 69, sendo uma delas o aborto dito legal. Portanto, apenas 0,013% das mortes de mulheres se devem a aborto ilegal. 31,7% das mulheres morreram de doenças do aparelho circulatório e 17,03% de tumores. Estes, sim, constituem problemas de saúde pública.

A Globo fez também clara confusão entre os conceitos de “omissão de socorro” e “objeção de consciência”, com laivos de intolerância à liberdade religiosa. Desconhecemos que alguma religião impeça seus membros de prestar socorro a “pecadores”. Se assim fosse, inúmeros assaltantes e assassinos que chegam baleados aos hospitais, ficariam sem atendimento. Se até um bandido assassino, que foi ferido no embate, tem direito a atendimento médico, como caberia negá-lo em situações de sequelas do aborto? Se a Rede Globo deseja problematizar o debate, que o faça a partir de dados e situações verazes, e não se contente em reproduzir jargões propagandísticos!».

Tudo isso para não voltar aos tempos e aos métodos de Voltaire: «Menti, menti, que alguma coisa ficará!».

Dom Redovino Rizzardo, Bispo de Dourados


Leitura Bíblica: 1Timóteo 3, 14-16


A primeira leitura da liturgia desta quarta-feira é tirada de um trecho da primeira carta de Paulo a Timóteo. Contém um escrito em forma de hino. Fala do mistério da piedade.

“Não pode haver dúvida de que é grande o mistério da piedade:  ele foi manifestado na carne, foi justificado no espírito, contemplado pelos anjos, pregado às nações, acreditado no mundo, exaltado na glória!” (1Tm 3,16).

Foi manifestado na carne – Houve e epifania de Deus na carne.  Aquele que os olhos não podiam ver e os ouvidos não alcançavam escutar se tornou carne. Num começo sem começo, num eterno começo, o Pai, fornalha de amor gera o Verbo no dom irrestrito vivendo com ele com o sopro, o espírito, uma comunhão sem fim, nunca interrompida. Quando chegou a plenitude dos tempos, esse Deus comunhão, esse Altíssimo, fornalha de amor, toma a decisão de mostrar-se na carne, de manifestar-se aos homens nascendo como uma criança, caminhando por nossos caminhos e machucando os pés nas pedras do caminho, bebendo a água de nossas  fontes e chorando as lágrimas mornas que costumam cair de nossos olhos.    O mistério foi manifestado na carne.  O Altíssimo se torna carne.

Foi justificado no Espírito - Na sinagoga de Nazaré ele havia dito que sua vida era cumprimento de uma unção do Espírito.  Antes, quando penetrara nas águas do Jordão para  ser  batizado o  Espírito pairara sobre ele, como  planara sobre o caos anterior à formação do mundo e à criação do homem.  Esse Espírito dele e do Pai é que foi derramado em nossos corações, de tal forma que fomos nele “justificados”. O Filho do Pai eterno é ungido para uma missão.

Contemplado pelos anjos - O sonho de Deus foi nascer entre homens, partilhar nossa vida. O Verbo não se fez presente tão proximamente  dos anjos quanto dos homens.  O ministério dos anjos é colocado a serviço dos homens.  Um mensageiro se aproxima de Maria para trazer-lhe o anúncio. Um anjo consola o Cristo no Jardim de Getsêmani. E os anjos contemplam o Senhor no face a face da glória e circundam o altar da celebração da Eucaristia.   Aquele que era a igual a Deus não quis ser outra  coisa senão servo. Os anjos se extasiam com sua majestade e com sua humildade.

Pregado às nações - Desde sua peregrinação pela terra,  depois de ter passado pela porta estreita e pelo túnel escuro da morte e  alcançado as estrelas  passou a ser pregado às nações pelos líderes das comunidades, por todos os que morreram a si e renasceram nele, pela palavra forte e firme e pelo testemunho de vida de tantos… Verdadeiramente pregado a todos os povos… Esse que foi exaltado na glória.

Frei Almir Ribeiro Guimarães