segunda-feira, 4 de junho de 2012

Todo mundo é igual



Diante de Deus, apesar de diferente, todo mundo é igual

Procurando bem... em todo mundo você encontra: sonhos, sentimentos, lembranças, vontades e assim por diante. Mas é importante lembrar que todo mundo tem suas próprias qualidades.

Se você não fala muito é porque deve escutar bastante... Alguns têm muita experiência; outros uma incrível capacidade de se surpreender. Tem gente que chora quando deveria rir, e outros que riem até mesmo quando deveriam chorar.

É interessante como uma pessoa se parece com outra, mas cada uma guarda em si a beleza de ser quem é.

A verdade é que diante de Deus, todo mundo é igual, apesar de diferente.


Márcio Mendes, Missionário da Comunidade Canção Nova

Um homem tinha plantado uma vinha…


“Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um lagar e construiu uma torre da guarda. Depois arrendou a vinha e alguns agricultores e viajou para longe.” (Mc 12,1)

Jesus experimentou, ao longo de sua vida,  momentos em que se sentiu profundamente rejeitado pelos seus contemporâneos, de modo especial pelos  chefes  do povo.

A vinha  como de costume, simboliza o povo e os cuidadores  representam as autoridades políticas e sobretudo religiosas. Os enviados são os diferentes profetas que Deus  suscitou em seu povo para convidá-los à conversão. Estes profetas foram desprezados. Finalmente vem o Filho… Jesus.  Os trabalhadores da vinha rejeitaram os profetas e mataram o Filho… Jesus, com esta parábola, estava anunciando seu fim trágico. As autoridades presentes, ao ouvirem a parábola, sabiam perfeitamente que a elas Jesus dirigia a parábola. Elas é que estavam planejando a morte de Jesus. Não conseguem, no entanto, realizar seu plano porque o povo andava atrás de Jesus.

Coloca-se, com esta palavra, sempre de novo, a problemática da aceitação ou da rejeição de Jesus. No caso presente verificamos que as pessoas simples não tinham dificuldades em aceitar Jesus. As pessoas graduadas, no entanto, vão aprendendo a ter suas seguranças…  Aferram-se ao poder.  Garantem o futuro. Ao menos querem garanti-lo.  Dificilmente aceitam mudança de seus planos. Organizam-se fechadamente  e se sufocam.  Repetem as coisas de ontem. Não dão entrada  à Palavra do Senhor que quer  descortinar lhes outros horizontes.

Jesus hoje, vivo e ressuscitado, continua  falando em nome do Pai e através das páginas dos Evangelho que se tornam atuais no hoje do mundo e da  Igreja.  Não é tão fácil o trabalho da divulgação da pessoa de Jesus hoje.  Muitos “aderiram” ao Mestre através da família e da catequese. Coloquei aspas em aderiram porque  nem sempre o conhecimento atinge o nó interior da pessoa… e pode ser que,  um pouco mais à frente, sem rejeitá-la explicitamente,  a figura de Jesus vai perdendo suas cores e na prática ele não é levado em consideração.

Pode acontecer também que alguém,  como aquele jovem rico do evangelho, sinta o convite do Ressuscitado para uma intimidade maior… mas devido aos bens ou apegos a pessoas permanece numa religião sem fogo, sem aceitar de fato  Cristo em sua vida. Pode acontecer que, devido às exigências no seu seguimento,  alguns vieram  mesmo a rejeitá-lo.

“Senhor, livra-me das falsas seguranças, não permitas que eu seja envolvido e asfixiado em meus próprios projetos  que me impedem de ver tua luz, que não me deixem escutar tua palavra que convida à entrega, à mudança e a uma vida nova. Não permitas que eu te coloque fora de minha vida para que tu não venhas a perturbar minhas estruturas e meus planos”.

Frei Almir Ribeiro Guimarães