quarta-feira, 18 de abril de 2012

(CIC) ... Nascido da Virgem Maria

O que a fé católica crê acerca de Maria funda-se no que ela crê acerca de Cristo, mas o que a fé ensina sobre Maria ilumina, por sua vez, sua fé em Cristo.

"Deus enviou Seu Filho" (Gl 4,4), mas, para "formar-lhe um corpo" quis a livre cooperação de uma criatura. Por isso, desde toda a eternidade, Deus escolheu, para ser a Mãe de Seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré na Galiléia, "uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria" (Lc 1,26-27):

Quis o Pai das misericórdias que a Encarnação fosse precedida pela aceitação daquela que era predestinada a ser Mãe de seu Filho, para que, assim como uma mulher contribuiu para a morte, uma mulher também contribuísse para a vida.

Ao longo de toda a Antiga Aliança, a missão de Maria foi preparada pela missão de santas mulheres. No princípio está Eva: a despeito de sua desobediência, ela recebe a promessa de uma descendência que será  vitoriosa sobre o Maligno e a de ser a mãe de todos os viventes Em virtude dessa promessa, Sara concebe um filho, apesar de sua idade avançada. Contra toda expectativa humana, Deus escolheu o era tido como impotente e fraco para mostrar sua fidelidade à sua promessa: Ana, a mãe de Samuel, Débora, Rute, Judite e Ester, e muitas outras mulheres. Maria "sobressai entre (esses) humildes e pobres do Senhor, que dele esperam e recebem com confiança a Salvação. Com ela, Filha de Sião por excelência, depois de uma demorada espera da promessa, completam-se os tempos e se instaura a nova economia".

Catecismo da Igreja Católica, §§ 487-489

Noite de lua cheia na Cachoeira Branca


Impossível descrever a beleza desse lugar em noite de lua cheia. As montanhas prateadas, o vento no telhado, quando de mansinho parece embalar nosso sono, ora violento querendo rasgar a noite.

O canto da ave noturna às vezes nos assusta, mas é nosso recanto, nosso refúgio quando queremos fugir da rotina do dia-a-dia, da violência da cidade grande que a televisão nos transmite.

Tudo aqui é magia, é natureza, é maravilha...

Sinto Deus em cada pedacinho do céu!

Terezinha Paulino Dantas, 15/08/1999.