domingo, 18 de dezembro de 2011

Imitação de Cristo


A soberba derrubou o homem. Só a humildade pôde levantá-lo e restabelecê-lo em graça com Deus. Seu mérito não está no que ele sabe, senão no que ele faz. A ciência sem as obras não o justifica no tribunal supremo, antes agravará sua sentença.

Não deixa a ciência de ter suas vantagens, pois vem de Deus; mas esconde um grande laço e uma grande tentação: “A ciência incha”, diz São Paulo; ela alimenta a soberba, inspira uma secreta preferência de si própria, preferência criminosa e, ao mesmo tempo, louca, porque a mais vasta ciência não é mais que outro gênero de ignorância, e a verdadeira perfeição consiste unicamente nas disposições do coração.

Não esqueçamos nunca de que somos nada e nada possuímos de próprio senão o pecado, que a justiça quer nos abaixemos entre todas as criaturas, e que no reino de Jesus Cristo, “os primeiros são os últimos e os últimos serão os primeiros” (Mt 19,30).

Oh! Meu Deus, quantas vezes amigo de mim e esquecido de vós, esvaeço-me como os fumos do mundo! Dai-me, Senhor, o verdadeiro espírito de humildade, a fim de que, sendo no mundo o último dos homens, possa entrar com os primeiros no reino de vosso divino Filho do Céu. Amém.

Do Livro “Imitação de Cristo”

Nenhum comentário: