segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A liturgia da Palavra

Existe um âmbito e um momento em que Jesus fala hoje na forma mais solene e segura: é a liturgia da palavra na Missa. Esta não é senão a atualização litúrgica do Jesus que prega. Nos primórdios da Igreja, a liturgia da palavra destacava-se da liturgia eucarística. Os discípulos, conforme relatam os Atos dos Apóstolos, “perseverantes e bem unidos, frequentavam diariamente o templo”; aí ouviam a leitura da Bíblia, recitavam os Salmos e as orações juntamente com os demais hebreus; faziam o que se faz na liturgia da palavra; depois reuniam-se à parte, em suas casas, para “partir o pão”, isto é, para celebrar a Eucaristia (cf. At 2,46).

Mas esta prática logo se tornou impossível, seja pela hostilidade em suas confrontações com as autoridades hebraicas, seja porque agora as Escrituras haviam adquirido para eles um sentido novo, totalmente voltado para Cristo. Foi assim que também a escuta da Escritura transferiu-se do templo e da sinagoga para os lugares de culto cristãos, tornando-se a atual liturgia da palavra que precede a oração eucarística.

Ouvida na liturgia, as leituras bíblicas adquirem um sentido novo e mais intenso do que quando lidas em outros contextos. Não têm tanto a finalidade de conhecer melhor a Bíblia, quando como a lemos em casa ou em uma escola bíblica, quanto a de reconhecer aquele que se faz presente no partir do pão, de esclarecer todas as vezes um aspecto particular do mistério que se está para receber. Tal atitude aparece de maneira quase pragmática no episódio dos dois discípulos de Emaús: escutando a explicação das Escrituras o coração dos discípulos começou a soltar-se, tanto que depois foram capazes de reconhecê-lo no partir do pão.

Na Missa, as palavras e os episódios da Bíblia não são apenas narrados, mas também revividos; a memória torna-se realidade e presença. O que acontece “naquele tempo”, acontece “neste tempo”, “hoje” como gosta muito de se expressar a liturgia. Nós não somos apenas ouvintes da palavra, somos também seus interlocutores e atores. É a nós, ali presentes, que é dirigida a palavra; somos chamados para que tomemos o lugar dos personagens evocadas.

Entre as muitas palavras de Deus que ouvimos todos os dias na Missa ou na Liturgia das horas, há quase sempre uma destinada particularmente a nós. Ela pode, por si só, preencher o nosso dia por inteiro e iluminar a nossa oração.

Acolhamos, pois, como sendo dirigida a nós a exortação que se lê no Prólogo da Regra de São Bento: “Abertos os nossos olhos à luz divina, escutemos com orelhas atentas e cheias de pasmo a voz divina que todos os dias se dirige a nós e brada: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, e ainda: Quem tem orelhas, escute o que o Espírito diz às igrejas.”

 
Do Livro “O Mistério da Palavra de Deus”, de PE. Raniero Cantalamessa

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