terça-feira, 3 de abril de 2012

Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

A celebração da Paixão de Jesus Cristo nos oferece uma excelente ocasião para refletirmos sobre a grandeza do amor de Deus e podermos acolher o gesto salvador do seu Filho unigênito. O coração humano foi feito para encher-se de ternura, divina e humana. Quem contempla a morte amorosa de Jesus Cristo, experimenta o quanto Deus Pai o ama. A entrega do seu Filho só tem uma razão: o amor que salva, liberta e redime.

Nestes dias santos, fixar o olhar na pessoa de Jesus faz muito bem. Dele emanam luzes, bênçãos e força que, em cada um, gera esperança, conforto e certeza da salvação.

O processo de condenação de Jesus pode ser analisado como maldade dos homens e isto causa profunda indignação: como é possível que a humanidade tenha feito com o Filho de Deus tamanha crueldade? Ao pensar assim, achamos que os contemporâneos de Jesus foram muito piores do que nós. No entanto, hoje, a humanidade continua dando ao Filho de Deus o mesmo tratamento que deram os judeus, no seu tempo. Jesus continua sendo rejeitado por tantos. “Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo o que crê em mim, não permaneça nas trevas” (Jo 12,46). Mas, são muitos os que escolhem as trevas e, por isto, rejeitam Jesus Cristo. Escolhem as trevas quem opta pelos vícios, ilusões do consumismo, violência, injustiças, exploração do semelhante, corrupção dos valores. Estes se entregam ao domínio da maldade e se distanciam de Deus, caindo no sub-mundo da degradação do pecado, que leva à morte.

Os que se colocam, na fé, numa atitude de acolhimento da Luz Divina, escolhem viver resistindo ao mal, praticando o bem, superando os vícios, lutando contra as ilusões do consumismo e do hedonismo e trabalhando para construir um mundo fraterno. Quem vive na luz opta pela vida e vence a morte, na fé, pelo poder de Deus. Jesus Cristo venceu a morte, ressuscitando. Quem Nele crê também vencerá.

A Paixão de Cristo só tem sentido porque chegou à Ressurreição. Se Ele tivesse permanecido morto, a nossa fé seria vã como reflete São Paulo. É verdade que Jesus morreu e ressuscitou. Nós cremos nisso! Mas nos perguntamos: por que Jesus morreu? Sendo Deus, Ele aceitou morrer. Sim, Ele morreu pelos nossos pecados, morreu por amor. Este é o grande mistério da Paixão de Deus pela humanidade. Deus, que é eterno, só tem um projeto: amar-nos desde sempre e para sempre. Criou a humanidade por amor, falou do seu amor através dos patriarcas e profetas e, finalmente, falou através do seu próprio Filho (Hb 1,2), que se fez amor por todos.

Que nestes Dias Santos, os corações se abram para acolher a Luz Divina, o amor que salva, liberta e vence o pecado e a própria morte.

Que a luz do Cristo Salvador brilhe para todos! Feliz Páscoa da Ressurreição!

Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Bispo Diocesano de Caicó

Nenhum comentário: