segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Leitura Bíblica: Lucas 4, 16-30


Jesus está na sinagoga de sua terra.  Era seu costume participar  das reuniões na sinagoga.  Levantou-se para fazer a leitura.  Certamente, com voz firme e pausada, leu Jesus o famoso trecho de Isaías  em que o servo do Senhor  é ungido pelo Espírito. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa nova aos pobres; enviou-me para anunciar a boa nova aos cativos…”.

Depois de fechar o livro e num silêncio intensíssimo sentou-se.  Todos tinham os voltados para ele, para esse filho de Nazaré…. E ele:  “Pois bem, em mim  se realizam as palavras que ouvimos. Eu venho para libertar os prisioneiros de suas cadeias e prisões que foram causadas por  seus desvarios.  Venho anunciar um tempo de graça e de paz aos pobres, aos pobres de comida e aos pobres que se sabem pecadores e frágeis e que choram por  esta razão. Hoje se cumpriu em mim esta passagem das Escrituras que acabais de ouvir. Venho para abrir os olhos aos cegos,  reforçar os joelhos que fraquejam,  desimpedir os ouvidos dos surdos.  Venho  para a grande festa da libertação”.

Outra não é tarefa da Igreja do ressuscitado senão, através de todos os discípulos, anunciar esse ano de graça.  Cabe a ela reunir no albergue das comunidades os cegos que querem enxergar, os surdos que precisam ouvir uma palavra que os liberte,  os  mudos que precisam explodir no louvor de Deus.

Quando nos reunimos para ouvir as  Escrituras  temos a alegria de ver concretizadas as promessas de ontem em  Jesus, e de alguma forma, naqueles que assumem no  hoje do mundo a missão de Cristo.


Frei Almir Ribeiro Guimarães

Nenhum comentário: