quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Leitura Bíblica: Lucas 9, 1-6


Dentre todos os seus seguidores, Jesus separou doze, preparou-os, dando-lhes o conhecimento de Deus e dos seus Mistérios e os enviou para espalhar para os outros a Boa Nova da Salvação.

E Jesus disse-lhes: “Nesta viagem não levem nada: nem bengala para se apoiar, nem sacola, nem comida, nem dinheiro, nem mesmo uma túnica a mais” (Lc 9,3).

O que essa passagem bíblica vem nos dizer hoje? Somos chamados a ser discípulos de Jesus e a levar a Boa Nova a toda criatura. Mas muitas vezes não prestamos atenção àquelas palavras ditas por Jesus e não nos despojamos das vaidades, da segurança humana, da opinião própria... queremos ser discípulos, mas do nosso jeito. Queremos ter o melhor público para nos ouvir, a melhor produção; preocupamos-nos se teremos dinheiro para bancar o evento que estamos montando especialmente para transmitir o amor de Deus. Mas esquecemos de que o essencial já nos foi dado: a graça e o poder do Espírito Santo. Deus não falta jamais a quem o serve.

Não são as nossas posses, os nossos bens, a nossa posição social, o nosso evento bem programado que fará a nossa evangelização dar frutos, que atrairá as pessoas para conhecerem a Jesus, e sim o nosso testemunho de superação, de vida transformada, de oração, a nossa conduta iluminada pela Palavra de Deus.

Ir pelo mundo, dizer coisas essenciais, falar em favor da vida, em nome de Jesus. Aproximar-se de doentes, de necessitados, por amor. Anunciar um novo tempo, um reino em que misericordiosos alcançam a misericórdia. Amar é estar disposto a colocar em ação um projeto pessoal de ir ao encontro do que precisa. Essa foi a missão dada por Jesus aos apóstolos e discípulos e é para essa missão que Ele nos convoca hoje. Isso deve servir para mim e para você.

Diz o Documento de Aparecida: "Para não cair na armadilha de nos fechar em nós mesmos, devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir ‘à outra margem’, àquela na qual Cristo não é ainda reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente". (DAp 376).

Peçamos ao Espírito Santo a luz necessária para iluminar o nosso caminho neste dia, colocando em nossa alma o desejo de ser um discípulo missionário, disposto a obedecer a ordem de Jesus.

 "Graça e Paz para você! Quando for visitá-lo, 
levarei comigo muitas bênçãos de Cristo". (Rm 15,29)




Nenhum comentário: