terça-feira, 2 de outubro de 2012

Leitura Bíblica: Mateus 18, 1-5.10


“Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face de meu Pai que está nos céus” (Mt 18,10).

O texto do Evangelho de hoje é um paralelo ao de ontem (Lc 9,46-50), porém, apresenta um acréscimo que não podemos deixar de considerar: a assistência que Deus concede aos pequenos e a necessidade de valorizarmos os desvalidos do mundo.

Um dos significados da palavra “desprezar” é DEPRECIAR. Para desprezarmos alguém não precisamos insultar nem ofender, basta avaliar e decidir que aquela pessoa não tem valor, não merece a nossa atenção. Por força do mundo em que vivemos, tendemos a dar mais valor a quem pode nos dar algo em troca. Costumamos rotular as pessoas pelo seu poder aquisitivo, vemos a possibilidade de tirar algum proveito disso e procuramos nos aliar aos melhores potenciais. Por outro lado, fechamos as portas aos desamparados.

Porém, se ouvíssemos a voz de Jesus, gastaríamos nosso tempo e dinheiro com quem realmente precisa de nós e não tem como recompensar. É isso que Jesus quer de nós, que abramos o nosso coração para os ‘pequeninos’ como Ele tantas vezes fez, como por exemplo, quando acolheu a prostituta, o ladrão, o cobrador de impostos... Os que acolhem aos pequeninos é ao próprio Deus que recebem.

Que neste dia acolhamos essa Palavra como fonte de inspiração para a nossa vida, para a nossa missão como cristãos propagadores do Evangelho de Jesus Cristo. Peçamos ao Senhor que nos dê a pureza de uma criança, que não mede as pessoas pelo seu poder, mas sim pelo sorriso, pelo que elas podem oferecer de coração. Que abracemos nesse dia os excluídos e marginalizados pela sociedade.

E neste dia em que celebramos os Anjos da Guarda, rezemos também com o salmo 91, que nos diz que “Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos para em todos os caminhos te guardarem”.

Santos Anjos da Guarda, rogai por nós!


Nenhum comentário: