segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Santa Teresa de Ávila: "A alma deve confiar em Deus"



Hoje, 15 de Outubro, a Igreja celebra Santa Teresa de Ávila. Teresa nasceu em Ávila (Espanha), no ano de 1515. Tendo entrado na Ordem das Carmelitas, fez grandes progressos no caminho da perfeição e teve revelações místicas. Ao empreender a reforma da Ordem sofreu muitas tribulações, mas tudo suportou com coragem invencível. A doutrina profunda que escreveu nos seus livros é fruto das suas experiências místicas. Morreu no ano de 1582.

No “Livro da Vida”, estão os mais íntimos sentimentos que nortearam a vida de Santa Teresa, onde ela testemunha a ação de Deus em sua vida. Essa é uma dica de leitura para quem quer conhecer melhor a trajetória de vida espiritual de Santa Teresa. Abaixo, transcrevo um trecho do seu “Livro da Vida”:

"A alma deve confiar na bondade de Deus, que é maior que todos os males que possamos causar e que não se lembra da nossa ingratidão quando nós, percebendo o que fazemos, desejamos recuperar a Sua amizade. Do mesmo modo, o Senhor não se lembra das graças que nos concedeu para nos castigar por elas; a lembrança delas, pelo contrário, leva-O a nos perdoar mais depressa, por sermos pessoas de Sua casa e que comeram, como se costuma dizer, do Seu pão. Recordem-se de Suas palavras e vejam o que Ele fez comigo: embora eu me cansasse de ofendê-Lo, Sua Majestade nunca deixou de perdoar-me. Ele nunca se cansa de dar nem a Sua misericórdia pode se esgotar; que nós não nos cansemos de receber. Que Ele seja bendito para sempre, amém, e que todas as criaturas cantem Seus louvores."

Nenhum comentário: