terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Leitura Bíblica: Marcos 5,21-43

É longo o trecho do evangelho de Marcos hoje proclamado na liturgia.  Jairo  tem a filha do doente e vem pedir sua cura a Jesus.   Uma mulher que tinha fluxo de sangue também se aproxima  confiantemente de Jesus.  Estamos diante do tema da fé-confiança nesse homem que era diferente.

A multidão era numerosa e Jesus permaneceu na praia. Jairo, um dos chefes da sinagoga, vem exprimir a situação que vive e fazer um pedido. Cai aos pés de Jesus, segundo o relato de Marcos.  “Venho te pedir alguma coisas com insistência.  Minha filhinha está nas últimas”.  Jesus atende o pedido e começa a acompanhar Jairo até sua casa. A história de Jairo é cortada.  Uma mulher com fluxo de sangue toca  em Jesus.  Mais adiante  Marcos continuará o relato sobre a filha de Jairo.  Jesus, mais tarde, vai tratar do caso da hemoroíssa.  Pessoas da casa do chefe da sinagoga chegam:  “A menina já morreu. Para que incomodar o  Mestre”. Em seu estilo simples e direto Marcos  coloca os pormenores.  Jesus escuta o que diziam os mensageiros e fala com energia: “Não tenhas medo! Basta ter fé!” Jesus não quer que a multidão o acompanhe.  Somente  Pedro, Tiago e João poderão ir com ele e o pessoal da casa do chefe da sinagoga. Havia agitação. Gente chorando, gritando.  Jesus provavelmente está tocado interiormente.  Emocionado?  Sofrendo com a morte da menina?  Há toda uma confusão  no local.  “Por que isso tudo?  Esta menina está apenas dormindo”.  Novamente Jesus restringe os espectadores já que alguns estavam caçoando  dele.  Poucos assistirão ao desfecho: ficarão junto da menina e de  Jesus o pai e a mãe da criança e os três apóstolos.  Tem-se a impressão que Jesus quer  que esses três possam depois testemunhar o que viram.  E vem o gesto de desfecho, linguagem de vida e sinal da ressurreição.  “Jesus pegou  a mão da menina e disse: Talitá cum – que quer dizer: Menina, levanta-te”.  A menina levantou-se imediatamente e começou a andar.  E Marcos nos oferece o delicado pormenor: ela tinha doze anos.  Na última linha do texto proclamado  outro detalhe:  Jesus manda que deem de comer à menina.  Ressurreição da menina, sinal da ressurreição. Os que  morrem a si  e renascem para vida nova em Cristo são pessoas levantadas da indolência e da inércia.

Temos que voltar ao caso do sinal da cura da mulher que sofria de hemorragia. A menina tinha doze anos e a mulher sofria da doença há doze anos.  A pobre mulher piorava cada vez mais.  Já tinha gasto todo seu dinheiro com médicos, sem resultado algum.  Novamente Marcos se compraz em falar de pormenores.  Há dez anos estava doente e sofrera demais na mão de muitos médicos. Cada vez piorava mais.  Ela chega discretamente. Não brada, não grita. Quer ao menos tocar no Mestre.  Toca a roupa. Fica curada. Experimenta grande exultação.  Jesus pergunta:  “Quem me tocou?”  A mulher toda gratidão e medo  caiu aos pés de Jesus e ouve:  “Filha, tua fé te curou, vai em paz e fica curada desta doença”.

Frei Almir Ribeiro Guimarães

Nenhum comentário: