domingo, 7 de abril de 2013

Leitura Bíblica: João 20,19-31



Mais uma vez  chega ao fundo de nossos corações o relato da  profissão de fé de Tomé. Quantas vezes,  de modo particular  após a comunhão da missa,  na trajetória dos caminhos de nossa tentativa de fidelidade ao  Senhor temos certeza da força e da presença do  Senhor  e  dizemos com  Tomé;  “Meu Senhor e meu Deus”.

Vejamos passo a passo o relato  do evangelista  João. Era o final do primeiro dia da semana.  Os apóstolos vivem sentimentos  de perplexidade e de medo.  Afinal, de contas o fim da vida daquele Mestre tão luminoso foi sem brilho.  Sensação de fracasso e de medo. Os mais íntimos do Senhor estão com as portas fechadas.

Há qualquer coisa de inusitado.  O Ressuscitado passa pelas portas fechadas.  Não está mais sujeito  às leis da física.  É ele, é o mesmo, mas é diferente.  Saiu do universo das coisas comuns.  Colocando-se no meio dos seus  deseja-lhes a paz.  Traz a paz da vitória sobre a morte.  Paz que precisa vencer o medo.  Paz  que  é perdão dos pecados.  Paz que é dom  do Espírito.

O Ressuscitado sopra sobre  os apóstolos  confiando-lhes o ministério da reconciliação, do perdão.  Os corações contritos e arrependidos podem se purificar nas águas da salvação.  Esse vem da morte e passa pelas portas fechadas, esse que já  não é da mesma ordem coisas.  Felizes e cheios de profunda paz aqueles que conseguem reorientar suas vidas e suas  histórias para as coisas do Senhor depois de viverem o absurdo de  uma vida vazia e oca,  quando recebem o perdão de suas loucuras e vivem na paz, plenitude de todos os bens.

Tomé não estava presente   quando Jesus passara pelas portas fechadas. Seus  colegas dizem:  Vimos o  Senhor!   Sim,  viram o Senhor  igual e diferente, aquele que vive, mas vida na atmosfera de um universo novo.  Jesus se manifesta novamente e se dirige a Tomé.  Ele se diz o mesmo… pede que  Tomé  toque suas mãos,  coloque a mão no seu lado.  Há uma manifestação especial do  Senhor  ao apóstolos com dificuldades para crer.   Nesse momento é que brota de seu coração aquela expressão de confiança e de humildade que aprendemos a fazer nossa:  “Meu Senhor e meu  Deus!”  Felizes os que, pelo testemunho  dos apóstolos e  das primeiras comunidade de fé , creem sem ver.

A primeira leitura  tirada dos Atos dá a entender que  os apóstolos continuam a obra de Jesus:  ensino e cura dos doentes. Repetem-se as cenas: camas, macas,  gente doente,  gente que quer tocar ao menos a beirada da roupa dos apóstolos, pessoas que querem que a sombra de Pedro se projete sobre eles.

O  tempo pascal nos convida a aprofundar nossa fé na presença do Ressuscitado em nosso meio.

Frei Almir Ribeiro Guimarães

Nenhum comentário: