quarta-feira, 29 de maio de 2013

YOUCAT, um best seller católico



50 países, 28 traduções e mais de 
4 milhões de exemplares

Durante esses dois anos o YOUCAT se tornou um grande best seller na literatura católica. Foi publicado em 28 línguas, incluindo: alemão, inglês, francês, indonésio, italiano, croata, lituânia, holandês, polonês, português, eslovaco, esloveno, espanhol, tcheco, japonês, chinês, búlgaro, russo, árabe, coreano, catalão, sorábia, romeno, húngaro, dinamarquês, norueguês, sueco e ucraniano, e está presente em mais de 50 países.

Segundo nosso diretor executivo do YOUCAT Center, em Augsburg, Bernhard Meuser, "os últimos números mostram que YOUCAT já vendeu um pouco mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo. Tem sido um grande sucesso em quase todos os países onde foi publicado", conclui ele. Mas ao longo desse tempo totalizam-se mais de 4 milhões de exemplares do YOUCAT, porque temos números de que 2,3 milhões de exemplares também foram distribuídos gratuitamente por meio da Fundação - AIS: 700 mil exemplares distribuídos na JMJ Madri (2011); 50 mil exemplares em árabe, na visita do Papa Emérito Bento XVI ao Líbano em setembro de 2012; 50 mil exemplares em espanhol para dioceses da América Latina. E a mais expressiva das distribuições: 1,5 milhão exemplares em português desde 2012 para a juventude brasileira em preparação para a JMJ Rio 2013.

Nosso editor do YOUCAT em língua portuguesa, irmão Darlei Zanon, nos recorda que "a coisa mais importante a saber sobre o YOUCAT é que ele não é um livro. Ou não é apenas um livro. É um projeto muito maior que tem como objetivo principal ajudar os jovens a responderem ao desafio lançado pelo Papa emérito Bento XVI: saberem o que creem e conhecerem a fé que professam".

É neste sentido que compreendemos que a cada grupo de estudo que surge, cada iniciativa e projeto que se forma, mais do que números, essas experiências significam que a maior contribuição que o YOUCAT tem realizado em torno da "Nova Evangelização" é o despertar para tornar o Nome e o Rosto de Jesus de Nazaré mais amado e conhecido nos ambientes jovens. O YOUCAT é um garimpo que esconde esse imenso tesouro. Vale a pena lançar-se nessa aventura de descobertas da riqueza da nossa fé. Desde que fomos presenteados, a cada contato que os jovens têm com esse Catecismo se cumpre o que o Papa Emérito Bento XVI nos disse no prefácio, de "que este livro é cativante, porque fala do nosso próprio destino, pelo que está profundamente próximo de cada um de nós". E, porque nos cativou nos sentimos "eternamente responsáveis" para que ele também seja conhecido e instrumentalizado por outros.

Fonte: Catecismo Jovem

Nenhum comentário: