sábado, 1 de junho de 2013

Leitura Bíblica: Eclesiástico 51,17-27



O livro do Eclesiástico que está sendo proclamado na  liturgia desses dias fala da sabedoria, da busca de Deus à luz da sabedoria.

Poderíamos, assim, parafrasear,  o texto  do Eclesiástico hoje proclamado:

Sou um peregrino e viandante.  Busco o Senhor.  Por vezes o procuro com insistência.  Em outros momentos me abate o desânimo.  Ele parece se ausentar, se esconder.  Mas quando o encontro, quando tomo  consciência de que ele não me deixa experimento uma imperiosa necessidade de render graças, louvar e bendizer  esse que é o Altíssimo e  Bom Senhor.

Na  minha juventude, antes de andar errando e errante pelos caminhos da vida e  pelas  vias de meu interior, procurei abertamente a sabedoria em minhas orações e ações.   No fundo  o Altíssimo é sabedoria, luz,  bom senso, previdência.  Devo confessar que a sabedoria floresceu como  uma uva temporã.  Deixei-me guiar por ela e por suas inspirações.  Meu coração nela colocou  sua alegria e meu pé andou por um caminho reto e desde a minha juventude segui suas pegadas.  Assim continuei minha caminhada na busca do Altíssimo.  A própria “Sabedoria” morava em mim.  Fui tendo a certeza de ser habitado pelo Altíssimo.

Na vida de todos os que buscam o Senhor  há luzes e sombras.  Mas resolvei pôr em prática o dom da sabedoria.  Destarte, procurei o bem e não fui confundido. Minha alma aprendeu com ela a ser valente e na prática da lei fui meticuloso, não agindo com doentios escrúpulos, mas com delicadeza de coração e sensibilidade de consciência.   Houve um momento, depois de saborear  os frutos da Sabedoria, que fiquei repleto de paz e de alegria, que me arrependi de não ter buscado o Senhor mais cedo.  Perdi muito tempo por aí.  Levantei minhas mãos para o alto e realmente lamentei tê-la ignorado.

A partir desse momento começou para mim uma purificação. Entrei no alegre e  laborioso tempo da conversão.  Procurei, com a  sabedoria,  afastar de meu interior toda cobiça que me tirasse a paz, todo desejo de posse de bens  ou de pessoas. Sempre buscando a sabedoria.  Para ela orientei minha alma e na minha purificação a encontrei.

Frei Almir Ribeiro Guimarães

Nenhum comentário: