quarta-feira, 26 de junho de 2013

Leitura Bíblica: Mateus 7,15-20

Uma árvore boa não  pode dar frutos maus nem uma árvore má pode dar frutos bons (Mt 7, 18)

O bem continua sendo feito e muito bem feito. Há pessoas que respiram bondade e transparência.  São árvores boas que dão frutos de qualidade.

Aquela menina-moça resolveu ser religiosa contemplativa. Nascera  no seio de uma família dilacerada.  A mãe fora abandonada pelo marido e a menina cresceu junto dos avós. Nada de extraordinário.  Ouviu conversas de seus avós,  pessoas ainda relativamente novas, que foram mostrando à menina esplendores de pessoas que fizeram de suas vidas um hino de louvor a Deus. A menina não quis ser medíocre. E a menina ingressou num convento de contemplativas. Oração, trabalho manual, convivência com as irmãs. Serenamente foi se entregando ao Esposo.  Através de seu modo de ser e de agir mostra que é boa árvore que dá bons frutos.

Ela, Dona Clara, vivia com o marido e o filho. Morava numa casa comprida: sala, um quarto, outro quarto, cozinha maior. Costurava em casa. Fazia calças e camisas para homens. Trabalhadeira, serena, correta. Limpava e arrumava a capela de Nossa Senhora das Vitórias. Sempre com um leve sorriso.  Não falante demais. Serena, belamente serena.  Uma mulher que  exalava paz e bondade.  Árvore boa dando bons frutos.

Ele,  Euclides,  era gerente de uma livraria.  Trabalhou em  São Paulo e no Rio. Casou-se com uma mulher que amava profundamente.  A primeira filha nasceu com deficiências cerebrais e viveu até  6 anos. Depois vieram os outros filhos: as Marias e os Josés. E  a mulher é acometida de um violento câncer. Trabalho, seriedade, honestidade, alegria fizeram parte da vida de Euclides. E mais ainda:   dedicava-se ao trabalho pastoral no campo da catequese. Todos o estimavam. Quando morreu todos, diziam  sem pestanejar: “Perdemos Euclides e o céu ganhou um santo”.  Árvore boa que deu bons frutos”.

O evangelho hoje proclamado solicita nossa atenção  para um aspecto particular. Temos que ter cuidado com os falsos profetas. Alguns aparecem em nossas  vidas  revestidos de boas intenções, vestidos com peles de ovelha, quando na verdade são lobos vorazes. São amigos interesseiros, são pessoas que se servem de nós e nos usam… Atenção é  por seus frutos que conhecemos as  árvores boas.

Frei Almir Ribeiro Guimarães
www.franciscanos.org.br

Nenhum comentário: