quinta-feira, 6 de junho de 2013

Leitura Bíblica: Tobias 6,10-11

Estamos todos convencidos de que, em nossos dias, se faz necessário um delicado e perseverante trabalho na linha da pastoral conjugal e familiar. Vivemos um tempo não somente complicado, mas complexo em todos os campos da vida.  Particularmente delicada é precisamente a questão da família:  multiplicam-se as separações,  casamentos são desfeitos e refeitas nossas uniões, os casados amadurecem com dificuldade e as pessoas  nem sempre se fazem presentes umas na vida das outras. Muito difícil perseverar  nas escolhas e ser fiel até o fim nas decisões.

O Livro de Tobias, que atualmente estamos lendo na Liturgia da Missa, nos descreve o casamento e a oração conjugal de Tobias e Sara.  O estilo do texto é delicado. Sentimos a forte presença de Deus na decisão do casamento dos jovens. Na verdade, os noivos, na época não se escolhiam. Os pais é que tomavam a decisão da escolha do marido para as filhas. Sara é levada pelos pais ao quarto da casa que seria para o novo casal. Esta era a maneira oficial do casamento. E lá os noivos fizeram uma bela oração. Era o momento em que iniciavam sua vida conjugal.

Depois que os pais de Sara se retiraram do quarto, Tobias convidou Sara a que se levantasse do leito. Propôs que os  dois fizessem oração pedindo por sua salvação. Nada mais oportuno do que meditar no teor desta prece:

“Tu és bendito, ó Deus de nossos pais, e bendito é o teu nome  por todos os séculos e gerações. Que os céus e todas as tuas criaturas te bendigam por todos os séculos. Foste tu quem criou Adão e para ele criaste Eva que lhe servisse de ajuda e apoio. De ambos teve início a geração dos  homens. Tu mesmo disseste: Não é bom  que o homem esteja só. Vamos fazer uma auxiliar semelhante a ele.  Tu mesmo disseste: Não é bom que o homem esteja só. Vamos fazer  um auxiliar semelhante a ele.”

Depois de enaltecer e engradecer o Deus criador do homem e da mulher, do casal, o orante apresenta a Deus suas súplicas:

“Não é por desejo impuro que eu recebo como esposa, esta minha irmã, mas faço-o de coração sincero. Sê misericordioso comigo e com ela e concede que cheguemos juntos a uma velhice ditosa”.

Bela oração conjugal! Felizes os casais que se unem no  Senhor e que ao longo da vida estão sempre buscando a presença do  Senhor. Assim, criam um casal e uma família segundo o coração de Deus.

“Disseram depois a uma só voz;  ‘Amém! Amém!’”

Frei Almir Ribeiro Guimarães


Nenhum comentário: