quarta-feira, 10 de julho de 2013

Festejar: Faz parte do seu mundo. Isso é JMJ!




Uma multidão reunida diante do sucessor de Pedro, Vigário de Cristo na terra. Uma mesma fé que une pessoas de culturas, costumes e idiomas diferentes. Respira-se a alegria de conhecer e testemunhar o encontro pessoal com Jesus. Um espetáculo de júbilo que irradia a luz de Cristo nos corações e tem o poder de contagiar uma cidade inteira. Isso tudo é motivo de festejar.

Qual é o jovem que não partilha a alegria de uma conquista com os outros? Quem consegue conter-se diante de uma experiência marcante de júbilo e guardar apenas para si? O Papa Bento XVI, em sua mensagem para a JMJ Rio2013, disse: “é um dom precioso a comunicação da alegria do encontro com Cristo”. E é esse o grande dom que a JMJ proporciona aos peregrinos que vivem esses dias de encontro com o Papa. Festejar, demonstrar alegria, aplaudir, louvar, comemorar. Isso é JMJ!

“Também nós acolhemos Jesus; também nós manifestamos a alegria de O acompanhar, de O sentir perto de nós, presente em nós e no nosso meio, como um amigo, como um irmão, mas também como rei, isto é, como farol luminoso da nossa vida. Jesus é Deus, mas desceu a caminhar conosco como nosso amigo, como nosso irmão; e aqui nos ilumina ao longo do caminho. E assim O acolhemos”, disse o Papa Francisco no Domingo de Ramos.

O Santo Padre convidou ainda os jovens a festejarem a presença de Jesus. “Queridos jovens, imagino-vos fazendo festa ao redor de Jesus; imagino-vos gritando o seu nome e expressando a vossa alegria por estardes com Ele! Vós tendes uma parte importante na festa da fé! Vós trazeis-nos a alegria da fé e dizeis-nos que devemos viver a fé com um coração jovem, sempre: um coração jovem, mesmo aos setenta, oitenta anos! Coração jovem! Com Cristo, o coração nunca envelhece”.

Nessa grande festa da fé, o Papa João Paulo II convocou a juventude para festejar com ele na JMJ de Toronto, no Canadá, em 2002. “Vinde fazer ressoar pelas grandes artérias da cidade o anúncio jubiloso de Cristo que ama todos os homens e dá pleno cumprimento a todo o sinal de bem, de beleza e de verdade presente na cidade humana. Vinde proclamar a todo o mundo a vossa alegria por ter encontrado Cristo Jesus, o vosso desejo de conhecê-Lo cada vez melhor, o vosso compromisso de anunciar o seu Evangelho de salvação até aos últimos confins da terra!”.

Essa é a experiência da JMJ. Festejar faz parte do seu mundo. Isso é JMJ!

Fonte: www.rio2013.com

Nenhum comentário: