terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A salvação é uma experiência




“E havia em Jerusalém um homem chamado Simeão que era justo e piedoso; ele esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava nele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não veria a morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, ele veio ao Templo, e quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir as prescrições da Lei a seu respeito, ele o tomou nos braços e bendisse a Deus, dizendo: ‘Agora, Soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque meus olhos viram tua salvação, que preparaste em face de todos os povos, luz para iluminar as nações e glória de teu povo, Israel’.” (Lc 2,25-35)

Esta Palavra nos fala muito da experiência da Salvação, que Deus promete e cumpre quando deixamos que isso aconteça.

Pouco sabemos a respeito de Simeão na Bíblia, mas que era temente a Deus, justo e tinha uma vida piedosa. Simeão conhecia a história do povo de Deus e o que Deus falara através dos Profetas. Sabia que Deus salvaria o Seu povo através do amor e vivia na esperança da libertação do jugo dos romanos, através da vinda do Salvador. Naquele dia em que Maria e José apresentaram o seu primogênito no Templo, este homem, conduzido pelo Espírito Santo, foi também até lá e, tomando Jesus em seus braços, disse: “Agora, Senhor, despede em paz este Teu servo, porque já os meus olhos viram a Tua salvação...”

O sonho de Simeão era sonho de um homem simples, coerente, sonho de um homem focado. Mas o sonho de Simeão era viabilizado pelo Espírito Santo, pois o Espírito Santo estava com ele. O Espírito Santo tornou-se companheiro de Simeão. O Espírito Santo criou as circunstâncias favoráveis ao encontro de Simeão com o Messias.

E Simeão experimentou o seu sonho pessoalmente; tornou-se real aquilo que era apenas promessa. Tocar em Jesus significou para Simeão tocar em Deus. Simeão agora estava em paz consigo mesmo e com Deus. Por isso, ele não retém para si as descobertas, pelo contrário, ele proclama para todos as maravilhas de Deus.

Viver em atitude de espera! Era assim com Simeão e pode ser assim comigo e com você! Simeão não apenas esperava a “consolação de Israel”, mas ao mesmo tempo era um homem justo e piedoso; dessa maneira ele alimentava a sua espera.

Precisamos praticar mais a justiça de Deus e a piedade. Talvez isso esteja nos impedindo de receber o Espírito Santo, de tê-Lo conosco na caminhada, de viver a experiência de tomar nos braços a Salvação.

Precisamos entender que o sonho de Simeão de ver Deus, de experimentar a salvação, também pode ser possível para nós. Basta que acreditemos nas promessas de Deus e que vivamos segundo a Sua vontade.  

Peçamos ao Senhor, nesse momento em que vivemos o Tempo do Advento, para que Ele fique conosco. Num mundo em que tudo é relativo, que o Senhor nos ajude a confiar e esperar. Que o Senhor nos presenteie com o Seu Santo Espírito, para que Ele caminhe conosco, ensinando a sermos justos e piedosos, que Ele crie também circunstâncias favoráveis ao nosso encontro com Jesus. Que possamos buscá-Lo com o coração sincero, desejando ardentemente andar nos seus caminhos. Assim seja. Amém!

Nenhum comentário: