terça-feira, 18 de setembro de 2012

Leitura Bíblica: Lucas 7, 11-17


O episódio do Evangelho de hoje se passa na pequena cidade de Naim, onde uma pobre viúva sepultava o seu único filho. Nada especial até aí, pois, embora dolorido, o enterro de um jovem tratava-se de um fato corriqueiro. O de extraordinário acontece quando, ao entrar naquela cidadezinha, acompanhado de uma grande multidão, Jesus se compadece com o sofrimento da viúva que a partir daquele momento passaria a viver extremamente sozinha.

“Ao vê-la  Jesus sentiu compaixão para com ela e lhe disse: Não chores!”  Jesus se aproxima do morto, toca o caixão e os que o carregavam param. Restitui o filho à mãe, num gesto que aponta para a ressurreição.

Hoje, diante do sofrimento das pessoas, muitas vezes não sabemos como agir, como consolar. Jesus vem nos mostrar, através desse episódio, que uma palavra de conforto é o início. O agir é uma consequência. Se não somos capazes de muito, podemos chorar, comungar do sofrimento. Em Naim, vemos Jesus novamente atuar movido apenas pela compaixão.

“Aspirai aos dons mais elevados”(1Cor 12,31a), essa é a ordem que o Senhor nos dá no dia de hoje. Peçamos a Deus o dom da compaixão pelo ser humano, pelos que sofrem, pelos que já não têm esperança de um dia melhor. Que o Senhor nos dê a capacidade de levarmos ao irmão que passa por uma situação difícil uma palavra de conforto, de esperança. O Espírito Santo irá nos conduzir nesses momentos, basta que peçamos o seu auxílio.

Vinde, Espírito Santo, inundai-nos com vosso amor!




Nenhum comentário: