terça-feira, 25 de setembro de 2012

Leitura Bíblica: Lucas 8, 19-21


“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 8,21)

O Evangelho de hoje vem nos mostrar que se quisermos atender ao chamado de Jesus para fazermos parte de Sua família, necessariamente temos que ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática.

Esse texto apresenta a pessoa de Maria, mãe de Jesus, e os seus parentes. Num primeiro instante, Jesus responde a uma pergunta de forma que muitos pensam que ele está menosprezando sua mãe, mas, melhor compreendendo o texto, vemos que aconteceu o contrário. Jesus aponta Maria como maior modelo de filha ajustada ao plano de Deus a ser seguido por todos nós.

Os evangelistas quiseram falar sobre esse evento para que nós entendêssemos a importância daquela que foi a primeira, na Anunciação, a dizer “sim” ao projeto do Pai. A obediência de Maria, sua confiança, humildade e fé fizeram dela um referencial para quem deseja pertencer ao Reino do céu. Aliás, esse não é o único evento mencionado pelos evangelistas em que Jesus trata sua mãe dessa forma. O que não dizer da participação de Maria nas Bodas de Caná (João 2) e como não lembrar da resposta de Jesus a uma mulher que levantou a voz em meio a multidão: “felizes, sobretudo, são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática” (Lucas 11,28)?

Percebemos a humildade de Maria em todos os eventos descritos pelos evangelistas, a qual não se vale de sua condição de mãe de Jesus para adentrar nos espaços ocupados por Ele. Pelo contrário, se submete à vontade do Pai também nos anos em que Jesus saiu a pregar a Boa Nova da salvação. No tempo em que Jesus não tinha onde reclinar a cabeça, a sua Mãe não tinha onde reclinar o seu coração, pois que se viu distante do seu filho amado. Mas como sabia que ali estava o Salvador, que tudo aquilo tinha que acontecer, obedeceu... Maria precisou renunciar a tudo para fazer a vontade do Pai, dando ao mundo o Seu filho, o Salvador. Jesus ensinou a Maria a renunciar a si mesma. Da mesma forma, conduziu-a na caminhada para completar a vontade do Pai.

Termino esta reflexão com as palavras de Bento XVI: “Nossa Senhora é palavra de escuta, palavra silenciosa, mas também palavra de louvor, de anúncio, porque na escuta a Palavra se torna de novo carne e assim torna-se presença da grandeza de Deus”.

Neste dia, peçamos a Maria que estenda a sua mão materna para nós, levando-nos consigo e ensinando-nos a sermos pessoas de escuta, de louvor, de anúncio da Palavra, passando, assim, a fazermos parte da família de Jesus, da sua família.



Nenhum comentário: