sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Leitura Bíblica: Mateus 9, 9-13


Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’ Ele se levantou e seguiu-o. (Mt 9,9).

A Igreja celebra hoje, de modo especial, a vida de São Mateus, apóstolo e evangelista. Seu encontro com Jesus aconteceu conforme narrado no Evangelho (Mt 9,9-13).

Jesus viu um homem chamado Mateus. Mais um olhar lançado em direção à pessoa, mais um chamado. Viu e dele se compadeceu. O cobrador de impostos, que era visto por muitos como explorador do povo, foi convidado por Jesus para fazer parte do seu grupo de seguidores. A decisão de Jesus mais uma vez deu motivos para que os fariseus o condenassem. Mas Jesus não se preocupou com isso, pois o seu objetivo havia sido alcançado. Mateus abandona tudo e aceita o Seu convite. Aquele que seria apóstolo, logo no primeiro encontro arrasta consigo para a salvação um grupo de pecadores. “Muitos publicanos e pecadores vieram e puseram-se à mesa com Jesus e seus discípulos” (Mt 9,10). Os fariseus se incomodam com as atitudes de Jesus e o questionam. Jesus responde dizendo que “são os doentes que precisam de médico, não os que têm saúde”.

Jesus vem nos dizer que são as nossas misérias que ele quer; os nossos corações doentes é o que Ele pede, para curar, restaurar, e daí fazer de nós novas criaturas, como fez com Mateus. O que era considerado impuro, pecador, passa a ser um propagador da Boa Nova.

Que neste dia sejamos humildes para admitir as nossas fraquezas, os nossos pecados diante de Jesus. Muitas dessas faltas é que nos deixam à beira do caminho, é que nos impedem de seguir em frente. E nem percebemos isso, porque muitas vezes o que nos falta não é o material...

Peçamos a Deus que, mesmo sem perceber os passos de Jesus, possamos ouvir o seu chamado: SEGUE-ME, FILHO(A)! E que, como Mateus, tenhamos a coragem de abandonar tudo aquilo que nos prende, para assim seguirmos em frente com Jesus. Mateus de explorador transformou-se em discípulo. Que neste dia esse seja o melhor exemplo a ser seguido por nós.

Vou estar atento, observar Jesus que passa onde trabalho, por onde caminho, onde moro...

“E foi Ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profeta, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres” (Ef 4,11)

Pelo Espírito Santo o nosso viver se torne diferente!

Nenhum comentário: