sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Leitura Bíblica: Isaías 29, 17-24; Mateus 9, 27-31


Todo este mês de dezembro tem perfume de esperança.  Ele vem. O Messias, na verdade, já veio. Estamos nos preparando para as grandes celebrações natalinas que revigoram nossa fé na encarnação do Verbo.  Tudo fala de esperança.

Isaías faz um elenco de eventos alvissareiros: os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão no meio das trevas e das sombras. Os tempos messiânicos sempre foram descritos como aqueles que os cegos e os surdos seriam curados de suas limitações. E o texto continua  na leitura do Evangelho.  Jesus ali coloca um sinal do Reino. Dois cegos se aproximam dele. Querem a cura.  Antes de fazer o  gesto de cura, Jesus formula uma pergunta:  “Acreditais que eu posso fazer isso?”  Com a afirmativa, Jesus continua: “Faça-se conforme a vossa fé”. A cura é precedida de um ato de fé-confiança.  Toda essa simbologia nos remete para a cerimônia do batismo em que é dada a luz. Os que solicitam o batismo desejam uma iluminação. Luz, iluminação, círio pascal, abandono do pecado, do mundo das trevas, cura da cegueira mais profunda. Quando Jesus cura os dois cegos da leitura evangélica, toca os olhos e estes se abriram.

Toda esta simbólica nos remete, como afirmamos, ao sacramento do batismo. Muitos fomos batizados quando ainda não podíamos nos dar conta do que estava sendo em nós operado.  Em nossa caminhada de crescimento no conhecimento amoroso do mistério de Cristo, somos convidados a retomar tudo aquilo que constituiu nosso ingresso no universo da graça e da fé. Caminhantes e peregrinos nos damos conta que enxergamos mal. Não temos clareza no momento de fazer uma escolha fundamental.  Nossa inclinação para o mal perturba a limpidez de nossa visão. O pecado obscurece a razão. Sobretudo nos momentos em que a luminosidade de uma presença mais sensível do Senhor desaparece não sabemos que caminho tomar e que opção fazer.
Nos momentos de maior  lucidez buscamos pela luz.  Fazemos nossas as palavras do salmo:  “O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?”

Isaías, na leitura hoje proclamada, continua  com palavras embebidas de esperança: “Os humildes aumentarão sua alegria  no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel”.

Todas estas leituras quando ouvidas com as entranhas arrancam do mais profundo de cada um o desejo da iluminação e um sentimento de profunda gratidão ao Ressuscitado que vestido da luz a manhã da Páscoa nos tirou definitivamente das trevas.

Frei Almir Ribeiro Guimarães


Nenhum comentário: