quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Leitura Bíblica: Jeremias 18, 18-20; Mateus 10, 17-28



Mateus diz que Jesus subia para Jerusalém.  O Mestre tem em mente os embates que deverá enfrentar. Toma os seus à parte e  diz:  “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem deverá ser entregue  aos sumos sacerdotes e aos mestres da lei.  Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo”. Aí está um dos anúncios da Paixão do Senhor.

Na mesma linha, ou seja, do anúncio do sofrimento, vai o texto de Jeremias.  O profeta Jeremias é figura de Jesus, de modo particular, em seu sofrimento: “Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, um conselho;  nem um profeta, a palavra. Vinde para o atacarmos com a língua e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras”.  Os que incomodam os aproveitadores da vida são eliminados da face da terra.

Mateus, no anúncio da paixão do Senhor feita pelo próprio Cristo, insere  o pedido da mãe dos  filhos de Zebedeu.  Como seus filhos eram discípulos desse  Jesus, que era tão procurado e tão exaltado, ela queria honras e lugares de honra para eles. O evangelista diz que ajoelhou-se diante de Jesus para fazer um pedido: “Manda que estes meus dois filhos se sentem no teu reino, um à tua direita e outro  à tua esquerda”.

E Jesus respondeu:  “Mulher, minhas entranhas estremecem nesse momento. Lá, no fundo, no horizonte de minha vida, vejo a sombra do sofrimento. E tu, mulher, me vens com esse pedido de honra e glória para teus filhos.  Eu tenho um cálice a beber. Será que teus filhos serão capazes de  beber o cálice que vou beber?”.

Os dois responderam afirmativamente.  Os outros apóstolos se irritaram com tanto audácia e vaidade dos dois filhos de Zebedeu.

Jesus, prevendo as sombras de que estavam se desenhando em seu universo, aproveita a ocasião para dar um ensinamento fundamental: honra tem aquele que serve. “Vós sabeis que os chefes das nações têm o poder sobre elas  e os grandes as oprimem. Entre vós não será assim. Quem quiser tornar-se grande  torne-se o vosso servidor; quem quiser ser o primeiro seja vosso servo”.

A Igreja existe para servir. As comunidades cristãs e de vida consagrada existem para servir. Os sacerdotes existem para servir. Os discípulos de Cristo existem para servir. Os esposos se servem mutuamente. Os filhos servem os pais e os pais servem os filhos. Os médicos, os  enfermeiros, os técnicos em informática,  os motoristas, os professores existem para servir.  A honra dos cristãos é  estarem sempre com uma bacia e uma toalha ao alcance das mãos.

“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida como resgate em favor de muitos”.

Frei Almir Ribeiro Guimarães

Nenhum comentário: