segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Santiago de Compostela, Espanha


Viagem “Ao Encontro de Nossa Senhora”

Quarta parte

 

No dia 17 de novembro saímos de Fátima, Portugal, com destino a Santiago de Compostela, na Espanha. Vale salientar que as viagens que fizemos entre uma cidade e outra sempre se deram por meio de ônibus, o que de fato me agradou bastante. Depois partilharei algumas fotos das paradinhas para o café.
Voltando...
Santiago de Compostela é uma das mais importantes cidades da Galícia (nação constituída como comunidade autônoma da Espanha). A cidade galega é desde o século IX um dos mais significativos lugares de peregrinação da cristandade, havendo mesmo quem defenda que, originalmente, o termo “peregrino” só era aplicável aos que através dos campos – “per agrum” – demandavam o túmulo do apóstolo São Tiago, ou “Iago, o Maior”, cujos restos mortais se crê terem sido trasladados para a Galiza, desde a costa da Palestina, pelos discípulos do martirizado companheiro de Cristo.
Um texto da época visigótica evoca as pregações de Iago na Hispânia e a tradição afirma que, após ter sido decapitado em Jerusalém por Herodes Agripa, por volta do ano 43, o corpo do irmão de João Evangelista teria sido transportado por mar até a costa galega e sepultado no local onde hoje se ergue Santiago.
Um dos pontos altos da nossa visita a essa cidade foi conhecer a Catedral de Santiago de Compostela, construída entre os anos de 1075 e 1128 e que está situada no centro histórico da cidade. Antes disso, havia uma primeira capela, proveniente do reinado de Alfonso II, feita entre os anos 791 e 842. Essa construção foi destruída nas lutas contra os mouros. No ano de 872, iniciou-se a construção da nova basílica de pedra, que posteriormente foi derrubada para dar início à catedral que conheci.
No interior da Catedral encontramos a urna prateado contendo os restos mortais de São Tiago Apóstolo. Algo que me chamou a atenção na Catedral foi o imenso turíbulo que pende do centro do Santuário e que, segundo o nosso guia Jesus (isso mesmo, o nome do nosso guia espanhol era Jesus!), nos dias festivos, incensa os peregrinhos que chegam cansados e suados. O turíbulo tem 1,60m de altura e pesa 80 quilos, é suspenso e balançado por um complexo sistema de cordas e roldanas movido por oito homens. Quando é utilizado espalha fumaça num cerco de 65 metros. Fico a imaginar a cena!
Numa das capelas existentes na Catedral, o Pe. Stanley Lopes celebrou o Santo Sacrifício da Missa. Renovando minha fé!
Em Santiago, visitamos ainda o Convento de São Francisco, declarado Monumento Histórico-Artístico em 1986, e caminhamos pelo centro histórico, para mim de uma beleza inigualável.
Tudo de bom a estadia em Santiago de Compostela.
 

Nenhum comentário: