terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Só em comunhão contigo eu encontro a minha paz



Todo o ser humano anseia ter uma vida de felicidade sempre amparada pela paz. Viver uma vida com paz e ser feliz é o desejo mais profundo do coração humano. Por isso, na passagem do ano desejamos um Feliz Ano Novo uns aos outros. Quando alguém casa, desejamos felicidades para o futuro do casal. Alguém que se forma nos estudos também recebe os votos de felicidades para sua vida profissional, e assim sucessivamente.

A ânsia por uma vida de paz na vida e por emoções fortes leva milhões de jovens a estenderem suas mãos para o mundo, e nisso, imaginam estarem encontrando a paz que tanto almejam.

Quantas vezes observamos nas pessoas que a busca da paz, da felicidade e da alegria, de um modo geral, é infeliz. Até as pessoas que parecem ter alcançado tudo o que este mundo pode oferecer em brilho e glória, muitas vezes dão provas de sua infelicidade, de que não estão em paz consigo mesmas.

E, na maioria das vezes nos perguntamos: Onde reside a causa de não existir paz?

Sem Deus, nosso Criador, o homem não consegue ser realmente homem de paz. Enquanto tentar viver longe de Deus, enquanto se esconder de Deus e tentar viver sua vida como se Deus não existisse, ele não conseguirá ser feliz de verdade.

Quanta infelicidade e falta de paz se originam em um caráter desconfiado ou infiel. Quanto sofrimento vem do egoísmo, porque cada um quer viver só para si. Mas quantos são infelizes por serem negligenciados, preteridos, desconsiderados pelos outros. E quantas pessoas vivem infelizes porque carregam uma culpa tão grande, um fardo tão pesado que os faz sucumbir. Davi reconheceu certa vez no Salmo 38: "Por causa da tua ira nada em meu corpo está intacto, nada está inteiro em meus ossos por causa do meu pecado, minhas chagas estão podres e supurando por causa da minha insensatez, estou encurvado e encolhido e ando entristecido o dia todo” (Sl 38, 4.6-7)

Não viver em comunhão com Deus, não ter perdão, ter de conviver com constante sentimento de culpa significa ser infeliz, não ter paz e não estender a paz ao outro. O ser humano procura preencher esse vácuo se atirando nas aventuras mais extravagantes. Tenta fazer carreira, planeja sua vida até nos mínimos detalhes e busca segurança de todas as formas. Mas, sem possuir verdadeiramente DEUS em seu coração, a paz se esfacela e tudo em seu coração continua infeliz.

É preciso que sejamos verdadeiros e tenhamos um relacionamento com o nosso Pai verdadeiro e sempre repetirmos em nossos corações: "Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo". (Sl 16,2). Chamar a Jesus Cristo de meu Senhor, nisso sim reside a paz permanente em nossos corações.

Jesus Cristo diz a todos os que crêem nEle: "Eu deixo para vocês a paz, eu lhes dou a minha paz. A paz que eu dou para vocês não é a paz que o mundo dá" (Jo 14,27). O que Jesus conquistou na cruz para nós vai muito além daquilo que o mundo poderia nos oferecer. Ele nos trouxe a paz de Deus, perdão dos pecados e vida eterna. Quem vem a Ele e nEle crê recebe uma paz de espírito que não se acaba quando chegam dias difíceis, e que nos dá segurança para o futuro, porque o próprio Senhor é o nosso futuro. E aí podemos meditar essa bela canção do Padre Cleidimar: "Onde posso apresentar minhas feridas, A quem posso entregar a minha vida, Só em Deus encontro refúgio, Só em Deus encontro a paz, Só em Deus encontro refúgio, Só em Deus... Deus me acolhe, Deus me abraça, Deus me ama..."

Vale à pena lembrar, quando Jacó lutou com o anjo, ele não tinha paz, não tinha sossego, tinha enganado seu irmão, mas o pior é que ele também não tinha paz com Deus. Nossa luta com Deus é para selar a paz e obter perdão. Esta paz, só é selada quando confessamos nossos pecados. Desde aquele encontro Jacó firmou-se em Deus e o Senhor o conservou em paz. (Is 26,3 ; Sl 119,16). Façamos meu irmão, como Jacó, vamos selar essa PAZ VERDADEIRA com o nosso DEUS, sejamos firmes com ELE e só assim, seremos verdadeiras criaturas saciadas do amor de Deus e cheias de PAZ.
      
Juçara Medeiros - Ministério de Intercessão da RCC de Carnaúba dos Dantas.
Texto original publicado no blog gocarnaubadosdantasrcc.blogspot.com

Nenhum comentário: