quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Leitura Bíblica: Lucas 9, 7-9


“Herodes disse: ‘Quem é esse homem sobre quem ouço falar essas coisas?’ E Herodes procurava ver Jesus” (Lc 9,9)

Pelo que andava fazendo, Jesus se tornou conhecido em todas as cidades e a grande maioria das pessoas tinha curiosidade em conhecê-Lo. Herodes, governador da Galileia, também queria “ver” Jesus, queria conhecer de perto Aquele de quem tanto falavam. E O viu. Não nesse momento narrado no Evangelho de hoje, mas por ocasião do julgamento de Jesus. João descreve no Evangelho que “Herodes se alegrou muito ao ver Jesus; fazia tempo que desejava vê-lo fazer algum milagre. Fez-lhe muitas perguntas, mas Jesus não lhe respondeu” (Jo 23,8-9). Diz ainda que Herodes e seus soldados trataram Jesus com desprezo. O desprezo fez com que Jesus se calasse. A arrogância “cegou” Herodes, pois ele “viu” Jesus, mas não enxergou verdadeiramente que diante de si estava o Rei dos reis.

Durante esses dois mil anos, após a morte e ressurreição de Jesus, quantas pessoas entraram em contato, de alguma forma, com a Sua história. Muitos ainda hoje se comovem com a história da Salvação, mas não mudam de vida. Muitos até já passaram por alguma experiência em que viram concretizados o amor de Deus em suas vidas, mas não testemunham. Veem mas não testemunham sua fé. A fé vivida é fundamental, especialmente nesses tempos em que o relativismo impera soberano na vida das pessoas.

Meus irmãos, peçamos ao Espírito Santo que nos auxilie nesse momento, que venha nos revelar as experiências vividas durante a nossa vida em que a mão de Deus pousou sobre nós, e que sejamos capazes de louvar e agradecer a Ele por essas experiências, bem como que sejamos testemunhas fiéis do Seu amor por nós. Derrama sobre nós, Senhor, a abundância do Espírito Santo. Sozinhos nós não somos capazes de conhecer e revelar que Jesus é o Senhor!

Eu creio, Senhor, mas aumenta minha fé!
Virgem Maria, aquela que acreditou mesmo sem entender, rogai por nós!


Nenhum comentário: