quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Leitura Bíblica: Lucas 11, 5-13



“Se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” (Lc 11,13).

Neste dia tão especial, 11 de outubro de 2012, em que a Igreja inaugura o ANO DA FÉ, que se estenderá até o dia 24 de novembro de 2013, nos deparamos com um lindo
Evangelho, onde Jesus nos ensina mais uma vez a rezar, a bater à porta, independentemente da hora, na certeza de que quem responde ao chamado é o Deus que nos adotou como filhos. Jesus quer nos dizer que Deus, o Pai, não se faz surdo aos nossos pedidos. Jesus vai mais além, quando diz que o Pai atende aos nossos pedidos.

Precisamos aprender a rezar, pedindo a Deus aquilo que é MELHOR para a nossa vida.

Nesse ponto, faço uma reflexão sobre o que seria esse “melhor”. Pela nossa humanidade, por vivermos em um mundo em que o “ter” é mais importante do que o “ser”, somos levados a achar que o “melhor” para nossa vida é ter um bom salário, pois assim teremos o melhor carro, as melhores roupas, a melhor casa... chegamos ao ponto de achar que o melhor salário também nos trará como recompensa o melhor marido, a melhor esposa, os melhores filhos... Quanta ilusão a cultura do relativismo está colocando em nossas cabeças! Basta olharmos ao nosso redor, para descobrirmos que tudo isso é ilusão.

Na Bíblia, conhecemos Salomão, que é um grande exemplo a ser seguido. “Salomão amava o Senhor e seguia os preceitos de Davi, seu pai. Todavia, continuava sacrificando e queimando incenso nos lugares altos. O Senhor apareceu-lhe em sonhos em Gabaon durante a noite, e disse-lhe: Pede-me o que queres que eu te dê” (1Rs 3,3.5). Ao ouvir as palavras do Senhor, Salomão, humildemente, admite não saber como conduzir sua vida e pede ao Senhor SABEDORIA. Deus ficou satisfeito, pois Salomão não pediu vida longa, nem riqueza, nem a morte dos inimigos, mas sim inteligência para praticar a justiça. E Deus agradou-se da oração de Salomão e concedeu prontamente o seu pedido. E Salomão ficou conhecido como um dos reis mais sábios da história. Por isso que digo que Salomão é exemplo a ser seguido por todos nós cristãos, quando formos pedir a Deus.

Meus amigos, deixemo-nos neste dia “encharcar” da presença de Deus, peçamos o Espírito Santo, pois só assim seremos capazes de discernir sobre o que pedir em nossas orações, o que realmente é o MELHOR.

“O pão de nossas mesas, a força de viver, a presença de pessoas que nos levantam quando caímos, aqueles que nos dizem palavras de vida eterna, a beleza da fonte murmurante e das flores que encantam o olhar e a alma. Vamos, aos poucos, aprendendo que a Eucaristia é a grande oração” (Frei Almir Guimarães).

Termino essa reflexão repetindo o trecho do Evangelho: “Se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” (Lc 11,13). Jesus nos indica o que melhor podemos pedir para o Pai: o Espírito Santo. Que possamos fazer do Espírito Santo o principal objeto de nossa prece, do nosso pedido ao Pai.

Meu Deus, eu creio, mas aumenta a minha fé!


Nenhum comentário: