quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Leitura Bíblica: 1Timóteo 3, 14-16


A primeira leitura da liturgia desta quarta-feira é tirada de um trecho da primeira carta de Paulo a Timóteo. Contém um escrito em forma de hino. Fala do mistério da piedade.

“Não pode haver dúvida de que é grande o mistério da piedade:  ele foi manifestado na carne, foi justificado no espírito, contemplado pelos anjos, pregado às nações, acreditado no mundo, exaltado na glória!” (1Tm 3,16).

Foi manifestado na carne – Houve e epifania de Deus na carne.  Aquele que os olhos não podiam ver e os ouvidos não alcançavam escutar se tornou carne. Num começo sem começo, num eterno começo, o Pai, fornalha de amor gera o Verbo no dom irrestrito vivendo com ele com o sopro, o espírito, uma comunhão sem fim, nunca interrompida. Quando chegou a plenitude dos tempos, esse Deus comunhão, esse Altíssimo, fornalha de amor, toma a decisão de mostrar-se na carne, de manifestar-se aos homens nascendo como uma criança, caminhando por nossos caminhos e machucando os pés nas pedras do caminho, bebendo a água de nossas  fontes e chorando as lágrimas mornas que costumam cair de nossos olhos.    O mistério foi manifestado na carne.  O Altíssimo se torna carne.

Foi justificado no Espírito - Na sinagoga de Nazaré ele havia dito que sua vida era cumprimento de uma unção do Espírito.  Antes, quando penetrara nas águas do Jordão para  ser  batizado o  Espírito pairara sobre ele, como  planara sobre o caos anterior à formação do mundo e à criação do homem.  Esse Espírito dele e do Pai é que foi derramado em nossos corações, de tal forma que fomos nele “justificados”. O Filho do Pai eterno é ungido para uma missão.

Contemplado pelos anjos - O sonho de Deus foi nascer entre homens, partilhar nossa vida. O Verbo não se fez presente tão proximamente  dos anjos quanto dos homens.  O ministério dos anjos é colocado a serviço dos homens.  Um mensageiro se aproxima de Maria para trazer-lhe o anúncio. Um anjo consola o Cristo no Jardim de Getsêmani. E os anjos contemplam o Senhor no face a face da glória e circundam o altar da celebração da Eucaristia.   Aquele que era a igual a Deus não quis ser outra  coisa senão servo. Os anjos se extasiam com sua majestade e com sua humildade.

Pregado às nações - Desde sua peregrinação pela terra,  depois de ter passado pela porta estreita e pelo túnel escuro da morte e  alcançado as estrelas  passou a ser pregado às nações pelos líderes das comunidades, por todos os que morreram a si e renasceram nele, pela palavra forte e firme e pelo testemunho de vida de tantos… Verdadeiramente pregado a todos os povos… Esse que foi exaltado na glória.

Frei Almir Ribeiro Guimarães

Nenhum comentário: